DIETÉTICA – Plano de Nutrição e Alimentação
O Plano de Nutrição e Alimentação é estabelecido depois do diagnostico energético e inclui além de sugestão de dieta, os alimentos que se deve privilegiar, consumir com moderação ou até mesmo evitar.
A Nutrição e Alimentação, como instrumento terapêutico, assume importante relevância na Medicina Tradicional Chinesa e faz parte integrante dos Programas de Emagrecimento e no tratamento e prevenção de Doenças Crônicas.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, os alimentos são classificados: – quentes, mornos, neutros, frescos e frios – quer em relação ao sabor: – amargo, doce, acre, salgado e ácido. Se um paciente tem uma patologia “quente”, deverá evitar alimentos quentes e privilegiar os alimentos frescos e frios.
Por outro lado, a MTC associa os sabores a cada um dos órgãos. Exemplificando, ácido é o sabor do fígado. Em excesso o sabor ácido pode prejudicar o funcionamento do fígado.
Quando os tipos de alimentos são ingeridos nas quantidades e proporções certas, são alimentos adequados às funções dos órgãos. Em quantidades excessivas ou deficitárias, os órgãos são lesados.