O Elemento Metal
O Elemento Metal => na mudança do verão para o outono, a energia da terra transforma-se em metal. Durante toda a fase do metal a energia nova é armazenada para se preparar para o inverno.
Durante toda a fase do metal liberamos tudo o que já está gasto assim como são feitas com as folhas das árvores que caem para poupar sua essência.
Se nessa fase não houver bastante energia para ser armazenada, não haverá energia suficiente para passar o inverno e assim faz com que o próximo ciclo da primavera que tem como elemento a madeira, seja fraco.
O elemento metal na Medicina Tradicional Chinesa representa a pureza e a transparência e tem como símbolos o cristal e o ouro, pois representam estados superiores do mundo mineral.
Os órgãos do Elemento Metal são: Pulmão e o Intestino Grosso.
As pessoas deste elemento têm grande facilidade de organizar e solucionar situações, são virtuosos, capazes de aguentar grandes esforços.
Quando esse elemento fica em desarmonia, provoca a reação de “choro” que é o som característico desse elemento e, por essa reação, entra-se em estado de melancolia e tristeza que manifestará dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele e também diminuição da resistência.
Funções do Pulmão:
O PULMÃO governa o Qi e a respiração, sendo particularmente encarregado de inalar o ar. Por está razão, e por causa da sua influência sobre a pele, é o sistema intermediário entre o organismo e o meio ambiente.
Controla os vasos sanguíneos (Xue Mai), onde o Qi do pulmão (Fei) auxilia o coração (Xin) no controle da circulação sanguínea. Diz-se que ele controla a ” Passagem das Águas” que significa que o pulmão tem um papel vital no movimento dos Fluídos Corpóreos (Jin Ye).
Também apresenta a função de dispersar o Qi defensivo e os fluídos corpóreos para o espaço entre a pele e o músculo, essa é uma maneira pela qual o pulmão está fisiologicamente relacionado à pele.
Caso essa função seja debilitada o Qi defensivo não alcançará a pele e o organismo será facilmente invadido pelos fatores patogênicos exteriores.
Funções do Intestino Grosso:
O INTESTINO GROSSO tem como principal função receber os alimentos e líquidos do intestino delgado. Após a reabsorção de uma parte desses fluídos corpóreos, as fezes são excretadas.
O pulmão e o intestino grosso estão relacionados interna e externamente e esse relacionamento é importante para a execução das funções corpóreas comuns como acontece quando o Qi do pulmão descende para emprestar ao intestino grosso o Qi necessário para que o mesmo tenha força para executar os movimentos defecatórios.
Se essa função for afetada ocorrerá à constipação e a estagnação dos alimentos no intestino grosso pode dificultar a função descendente do Pulmão, provocando dispneia.
SOBRE A ALIMENTAÇÃO
Sobre a alimentação para esse período, o sabor ácido tonifica a energia dos pulmões; o sabor picante dispersa a energia; o sabor amargo harmoniza a energia. O pouco picante tonifica a forma dos pulmões e o muito picante e o amargo dispersam a forma.
É comum abusarmos do sabor picante de Metal em forma de bebidas alcoólicas e temperos fortes, que evidentemente vai se refletir no fígado e em todas as suas ressonâncias, tais como o humor, os músculos e as articulações, já que Metal corta Madeira.
Certamente a natureza mais pesada de Metal faz procurar a leveza complementar; muitas pessoas bebem para estimular a expansividade e a imaginação (Madeira).
Olhando em detalhe, esse excesso pode prejudicar gravemente os rins, que são nutridos por Metal, facilitando então a entrada de pensamentos obsessivos vindos de Terra em desequilíbrio (porque no corpo álcool é igual a açúcar) e afeta todo o sistema de Fogo, pela via perversa Metal-Fogo.
SOBRE AS EMOÇÕES
Melancolia, depressão, sensação de que a vida não vale a pena, sentimento do amor impossível, nostalgia, desânimo: é por aí que os pulmões são feridos, o que pode ser constatado pela respiração pouco eficiente nessas situações.
Respirando mal, nossa troca com o meio externo é ruim – não desintoxicamos o organismo nem renovamos a carga de oxigênio.
Como vinte e cinco por cento do oxigênio que entra são gastos pelo cérebro, pouco ar significa menos atividade cerebral, menos capacidade de reação, menos vitalidade física e mental.
A respiração é que dá o ritmo dos batimentos cardíacos, portanto a circulação do sangue também sofre; os intestinos tendem a funcionar menos; tudo em nós é prejudicado.
O poder garantido de Metal é tossir, forçando dessa forma a saída de ar dos pulmões e do catarro acumulado nas vias respiratórias. Uma tosse nervosa pode estar forçando simbolicamente a saída de emoções acumuladas.
Um excesso de catarro no peito, ou uma tosse crônica, são sintomas de deficiência em Metal.
Espero que essa informação tenha sido útil para você.
Amor e Luz!
Gratidão por acompanhar meu blog e acompanhe também meu canal no youtube!
Leia também sobre Os Cinco Elementos
Leia também sobre Os Meridianos dos Pulmões e Intestino Grosso