Chá de pêssego – Conheça seus benefícios e propriedades
O chá do pêssego é uma excelente fonte das vitaminas A, B e C, além de alto teor de potássio, sódio, fósforo e carotenoides. Conheça melhor as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pelo chá de pêssego.
O pêssego é uma saborosa fruta muito consumida no mundo e contém especiais propriedades que auxiliam em tratamentos de beleza, garantindo a luminosidade da pele e pode ser usado em máscaras hidratantes e óleos para massagens.
Propriedades medicinais
- Expectorante;
- Laxante;
- Sedativo;
- Diurético;
- Antioxidante;
- Por ser rico em fibras, o pêssego auxilia nas funções intestinais;
- Carboidratos menos calóricos;
- Contém vitaminas do complexo B, inclusive a niacina (B3), essencial para as crianças e os adolescentes e em especial às crianças que apresentam hiperatividade.
- Contém minerais como o fósforo, manganês, cobre e iodo;
- Desintoxicante;
- Antitumoral.
Benefícios
O chá de pêssego tem um ótimo efeito no combate à tosse, contra a indisposição matinal, náuseas, menstruações atrasadas, bronquites, controlar a tensão arterial e combater as dores provocadas pelo reumatismo e auxilia, também, na prisão de ventre, aliviam o edema e evitam o aumento de peso. Com isso, promove o emagrecimento saudável e rápido.
As substâncias antioxidantes presentes no pêssego, como o betacaroteno, luteína e *zeaxantina, auxiliam especialmente na proteção da saúde dos olhos. Isso ocorre porque o betacaroteno transforma-se em vitamina A, que evita a cegueira noturna e a conjuntivite; e a luteína e a zeaxantina reduzem o risco de catarata e infecções.
Chá caseiro de pêssego
Ingredientes:
- 4 pêssegos médios maduros e picados (com casca e sem semente);
- 500 ml de água;
- Mel ou açúcar mascavo a gosto. (importante adquirir o habito de não colocar açúcar nos chás).
Modo de preparo:
Ferva todos os ingredientes por aproximadamente 20 minutos em fogo brando e peneire. Sirva morno.
* A Zeaxantina é um carotenoide por sua atividade antioxidante, relaciona-se à redução do risco de catarata e de degeneração macular.