RITALINA, a cocaína legalizada.

Ritalina, a cocaína legalizada.

“Na ausência de novos estudos sobre os efeitos da Ritalina, estamos realizando esses experimentos em nossos próprios filhos”

Dr. Leckman

 Fatos sobre a Ritalina

    • Geralmente a Ritalina e a anfetamina causam os mesmos problemas que deveriam tratar – falta de atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.
    • Muitas crianças se tornam robôs, ficam letárgicas, deprimidas e introvertidas quando estão tomando Ritalina.
    • A Ritalina pode retardar o crescimento da criança ao romper os ciclos dos hormônios de crescimento liberados pela glândula pituitária.
    • A Ritalina geralmente causa graves distúrbios no cérebro da criança. Pesquisas científicas mostraram que a Ritalina pode causar atrofia ou outras anomalias físicas permanentes no cérebro.
    • Quando a criança para de tomar a Ritalina, pode ocorrer sofrimento emocional, incluindo depressão, esgotamento e até suicídio. Qualquer um desses sintomas emocionais pode levar ao aumento errôneo da medicação para a criança.
    • A Ritalina cria dependência e pode levar a outras dependências. É uma droga muito usada entre crianças e adultos.
    • A Ritalina reprime as atividades criativas, espontâneas e independentes na criança — fazendo com que ela se torne mais dócil e obediente, mais disposta a realizar tarefas rotineiras e maçantes, tais como atividades em classe e deveres de casa.

A Ritalina age no cérebro como cocaína

Utilizando técnicas sofisticadas para estudar o cérebro humano, pesquisadores norte-americanos concluíram que a Ritalina (cloridrato de metilfenidato), tomada por milhões de crianças no mundo inteiro, produz o mesmo efeito sobre o cérebro que a cocaína.

Os estudos também mostraram que as crianças hiperativas que tomam Ritalina são mais propensas a se tornarem tóxico-dependentes do que aquelas que não tomam o medicamento. A Ritalina também pode alterar todo o perfil biodinâmico dos usuários e causar o mesmo efeito devastador que o uso prolongado de cocaína.

Fonte: Journal of Neuroscience, 2001, 21: RC121

O que é a Ritalina?

A RITALINA é um estimulante do sistema nervoso central. Seu mecanismo de ação no homem ainda não foi completamente elucidado, mas presumivelmente ele exerce seu efeito estimulante ativando o sistema de excitação do tronco cerebral e o córtex. O mecanismo pelo qual ele produz seus efeitos psíquicos e comportamentais em crianças não está claramente estabelecido, nem há evidência conclusiva que demonstre como esses efeitos se relacionam com a condição do sistema nervoso central.

Contra-indicações – RITALINA

Ansiedade, tensão, agitação, hipertireoidismo, arritmia cardíaca, angina do peito grave e glaucoma. Hipersensibilidade ao metilfenidato. Também é contra-indicado a pacientes com tiques motores, com parentes com tiques e história familiar ou diagnóstico de síndrome de Tourette.

Advertências – RITALINA

RITALINA não deve ser utilizado em crianças com menos de seis anos de idade, uma vez que a segurança e a eficácia nesse grupo etário não foram estabelecidas.

RITALINA não deve ser utilizado para tratamento de depressão grave de origem exógena ou endógena. A experiência clínica sugere que a administração de RITALINA a crianças psicóticas pode exacerbar os sintomas comportamentais e as alterações de pensamento. O abuso de RITALINA pode conduzir à tolerância acentuada e dependência psíquica com graus variados de comportamento anormal. Episódios psicóticos podem ocorrer, especialmente em resposta ao abuso por via parenteral. Os dados clínicos disponíveis indicam que o tratamento com RITALINA durante a infância não aumenta a probabilidade de dependência.

OS EFEITOS NOCIVOS DA PRESCRIÇÃO DE ESTIMULANTES

Esta substância parecida com a anfetamina causa o mesmo tipo de efeitos no corpo que outras formas de drogas: perda de apetite, insônia, aumento do ritmo cardíaco. O consumo desta droga em grandes doses, especialmente através da injeção ou ao “cheirá–la”, cria inclusive uma tensão maior sobre o corpo. O stress sobre o coração pode ser fatal.

A injeção de Ritalina tem um horrível efeito adicional sobre o corpo. Enquanto o componente químico, metilfenidato, se dissolve completamente na água, os comprimidos também têm partículas minúsculas de enchimento insolúveis. Estes materiais sólidos bloqueiam os pequenos vasos sanguíneos quando injetados dentro da corrente sanguínea, causando sérios danos nos pulmões e olhos.

Independentemente do impacto físico, há também as condições emocionais severas causadas pelo consumo desta droga mesmo em curtos períodos. Alucinações e comportamento psicótico não são incomuns.

Um pesquisador no Texas descobriu que o uso de Ritalina poderia estar relacionado com um maior risco de câncer. Este estudo descobriu que após somente três meses, cada uma das doze crianças tratadas com metilfenidato, experimentaram anormalidades genéticas associadas com um risco aumentado de câncer.

EFEITOS A CURTO PRAZO

ritalina (1)

  • Perda de apetite
  • Aumento do batimento cardíaco, pressão sanguínea e temperatura corporal
  • Dilatação das Pupilas
  • Perturbação de sono e sono alterado
  • Náusea
  • Comportamento bizarro, errático, às vezes violento
  • Alucinações, hiperexcitabilidade, irritabilidade
  • Pânico e psicoses
  • Doses excessivas podem conduzir a convulsões, espasmos e morte

EFEITOS A LONGO PRAZO

  • Danos irreversíveis dos vasos sanguíneos coronários e cerebrais, elevada pressão sanguínea, conduzindo a ataques cardíacos, derrames cerebrais e morte
  • Danos no fígado, renais e pulmonares
  • Destruição dos tecidos nasais se “cheirada”
  • Problemas respiratórios se fumada
  • Doenças infecciosas e abscesso se injetada
  • Má nutrição, perda de peso
  • Desorientação, apatia, cansaço excessivo e confuso
  • Forte dependência psicológica
  • Psicose
  • Depressão
  • Danos cerebrais incluindo tromboses e possivelmente epilepsia.

COCAÍNA DOS POBRES

A Ritalina é fácil de se conseguir e é barata. Conseguidos de alguém que tenha uma prescrição, roubados de um irmão ou obtidos com prescrição fraudulenta, esses comprimidos são então largamente vendidos. O preço anda à volta de 1 ou 2 dólares na escola até 20 dólares por comprimido no mercado negro.

A comparação da Ritalina com a cocaína não é apenas um slogan. A Ritalina é quimicamente similar à cocaína. Quando injetada, manda aquele “golpe” pelo qual os dependentes imploram tanto.

Em 2000, a Drug Enforcement Administration (DEA) revelou os resultados dos estudos em animais e em humanos que receberam cocaína e Ritalina. O teste não consegue mostrar a diferença. A DEA concluiu que “Eles produzem efeitos que são quase idênticos.”

O âmbito do consumo da Ritalina

O abuso de drogas prescritas tal como a Ritalina está a aumentar.

Por volta de 2006, quase 7 milhões de americanos abusaram de drogas prescritas, incluindo Ritalina — um número maior do que o número daqueles que abusaram de cocaína, heroína, alucinogénios, Ecstasy e inalantes, combinados. Esses 7 milhões foram apenas 3,8 milhões em 2000 — um aumento de 80% em apenas seis anos.

Em 2007, 3,8% de estudantes do 12.º ano relataram ter consumido Ritalina sem prescrição médica pelo menos uma vez no ano anterior.

Um fator importante que contribui para o abuso é o grande aumento no número de prescrições de Ritalina e outros estimulantes.

Nos EUA, o número de prescrições de estimulantes subiu de aproximadamente 5 milhões em 1991 para quase 35 milhões em 2007.

Em 2004, o metilfenidato (Ritalina) esteve envolvido em aproximadamente 3601 visitas à sala de emergência do hospital, comparado com os 271 em 1990.

De 1990 a 2000, 186 mortes nos EUA estavam ligadas à Ritalina. O risco é o mais alto para aqueles que aspiram grandes quantidades da droga.

Desde 1995 que tem estado incluída na lista dos medicamentos “mais roubados” de Drug Enforcement Administration.

A RITALINA LEVA A OUTRAS DROGAS

Um estudo apoiado pelo National Institute on Drug Abuse descobriu que os consumidores de Ritalina e drogas similares “exibiam a maior percentagem de consumo de cocaína.”

Devido ao aumento da tolerância, o consumo de Ritalina pode levar a consumir drogas mais fortes para conseguir a mesma euforia. Quando os efeitos começam a desaparecer, a pessoa pode procurar drogas mais potentes para se libertar das condições indesejadas que a levaram a consumir a droga em primeiro lugar.

A própria Ritalina não conduz a pessoa a outras drogas: as pessoas consomem drogas para se livrarem de situações ou sentimentos indesejados. A droga mascara o problema durante algum tempo (enquanto o consumidor está eufórico). Quando a “viagem” se desvanece, o problema, a condição indesejada, a situação retorna mais intensamente do que antes. O consumidor pode então voltar–se para drogas mais fortes visto que a Ritalina já não “funciona” mais.

Um estudo com 500 estudantes durante um período de anos descobriu que aqueles que consumiam Ritalina teriam uma maior probabilidade de consumir cocaína e outros estimulantes mais tarde na sua vida.

De acordo com um estudo de 2005, os adolescentes que consomem drogas prescritas eram 12 vezes mais propensos a consumirem heroína, 15 vezes mais propensos a consumirem Ecstasy e 20 vezes mais prováveis a consumir cocaína, comparando com adolescentes que não consomem tais drogas.

Justificações comuns (Não caia na armadilha):

Há muitas justificações para consumir esta droga poderosa. Reconheça–as pelo que são: Falsas!

    • Todas as pessoas a usam.
    • É só para estudar.
    • O meu irmão consome para tratar um distúrbio de aprendizagem, não pode ser tão má.
    • Não causam dependência.
    • Pode controlá–la. Não tem que tomá–la outra vez se não quiser.

Não permita que outros, ao fingirem ser seus amigos, o persuadam para a armadilha.

FONTES:

 

http://br.drugfreeworld.org/drugfacts/ritalin/the-truth-about-drugs.html

Para mais informações: Hyperactive Children’s Support Group, http://www.hacsg.org.uk e The Food Commission (UK), www.foodcomm.org.uk

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ano Novo Chinês 2024

Ano Novo Chinês de 2024

À medida que nos despedimos de um ano e saudamos o próximo, o calendário chinês oferece uma perspectiva única e rica em tradições. O ano novo chinês, também conhecido como o Festival da Primavera, é celebrado com entusiasmo em todo o mundo, marcando a transição para um novo ciclo zodiacal. Em 2024, daremos as boas-vindas ao majestoso Dragão de Madeira.

Ler mais
Enema de Café

Enema de Café

O enema de café é a introdução de uma solução de café (sempre orgânico e de qualidade) no intestino via uma sonda retal que ajuda na desintoxicação, limpeza de resíduos fecais e até problemas de constipação.

Ler mais
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?