Conheça as vitaminas essenciais para o seu dia a dia

Conheça as vitaminas essenciais para o seu dia a dia

Conheça as vitaminas essenciais para o seu dia a dia, pois são de extrema importância para o nosso organismo ter um bom funcionamento, principalmente porque ajudam a evitar muitas doenças. Esse grupo de nutrientes orgânicos promove o bem-estar físico e mental.

A falta de vitaminas, ou avitaminose que é a carência de vitaminas no corpo causada pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica em forma de alimento ou suplemento. As vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e estão presente nos alimentos em geral, mas especialmente nas frutas e legumes.

A melhor maneira de consumir todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo é fazer uma alimentação saudável e variada, de preferência incluindo alimentos frescos.

A suplementação vitamínica com comprimidos também é uma alternativa para prevenir ou tratar a falta de vitaminas e suas consequências (embora o consumo de complexos vitamínicos não deva substituir uma boa alimentação).

Se ainda assim faltar estímulo para incluí-las na sua dieta, descubra a seguir o que elas podem fazer por sua beleza, disposição e saúde:

Benefícios das Vitaminas

  • Melhora a pele e mucosas.
  • Age sobre o sistema nervoso, trabalhando o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas.
  • Fornece energia ao organismo.
  • Melhora a oxigenação celular.
  • Ajuda nos processos de cura e rejuvenescimento.
  • Age nos glóbulos vermelhos, células nervosas, no equilíbrio hormonal e na beleza da pele.
  • Age sobre o tecido conjuntivo, tem poder desintoxicante, combate o stress e também como antibiótico natural.
  • Auxilia na cura de doenças e infecções.

Vitamina A

A vitamina A também denominada de Retinol, é necessária para combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados ao aparecimento do câncer.  Também de manter a pele, a visão e o sistema imunológico saudáveis. Sua carência pode causar descamação, entre outras alterações de pele.

Onde encontrar: gema de ovo, fígado, manteiga, frutas e legumes amarelos e alaranjados (abóbora, mamão) e os vegetais verde-escuros (agrião, espinafre) são ricos em carotenóides, que se convertem em vitamina A ao serem ingeridos.

Complexo B

Fazem do grupo do complexo B as vitaminas: B1 conhecida como tiamina; B2 ou riboflavina; B3 chamada de niacina; B5 ou ácido pantotênico; B6 ou piridoxina; B9 o famoso ácido fólico e B12 ou cobalamina.

Em resumo essas vitaminas favorecem a digestão, o sistema nervoso e imunológico, a absorção do oxigênio pelo cérebro e a circulação de sangue, além de transformar em energia as gorduras e proteínas que você consome. Sua falta provoca alterações no humor, confusão mental, cãibra, sensibilidade dos olhos à luz, fraqueza e anemia.

Onde encontrar: lentilha e nozes têm vitamina B1 e espinafre são ricos em B2; atum e fígado de boi contêm B3; gema de ovo e frango traz boas doses de B5; aveia e banana oferecem vitamina B6; melão e feijão-branco fornecem B9; Levedura de Cerveja e carne vermelha é a maior fonte de B12.

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C desempenha importante função na manutenção do tecido conjuntivo, fortalece o sistema imunológico contra processos infecciosos, atua como poderoso antioxidante e facilita a absorção de ferro, colabora com a síntese de alguns aminoácidos e também confere resistência a ossos e dentes.

A Vitamina C desempenha um papel importante na manutenção do suporte da função imunológica. Como um antioxidante, a Vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres, que são prejudiciais às células.

Esportistas estão constantemente expondo o corpo ao estresse da atividade física intensa, o que pode enfraquecer o sistema imunológico. É exatamente por isso que a vitamina C é amplamente usada por atletas, ajudando-os a se manterem sempre saudáveis e ativos. Não incluí-la no prato pode reduzir a resistência a infecções, dificultar a cicatrização de feridas e provocar alterações nas gengivas e na pele.

 Onde encontrar: limão, acerola, caju, brócolis, abacaxi e pimenta.

Vitamina D

A vitamina D é importante no processo de absorção de cálcio fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos. Ela ajuda na proteção da massa óssea, no controle da pressão arterial, na manutenção do peso, funcionamento adequado da tireoide, prevenção de tumores.

A principal fonte de vitamina D é a luz solar, que estimula a produção da substância pela nossa pele. De 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. Alguns alimentos também têm quantidades consideráveis de vitamina D.

Onde encontrar: manteiga, gema do ovo e peixes.

Vitamina E

A maioria dos benefícios da vitamina E é resultado de suas qualidades antioxidantes. Isso significa que ela se associa ao oxigênio e destrói os radicais livres. Ela impede que as gorduras polinsaturadas e outros compostos sensíveis ao oxigênio, como a vitamina A, sejam destruídos pelas reações prejudiciais da oxidação.

Existem evidências significativas de que a vitamina E oferece proteção contra a doença cardíaca, além de desacelerar a deterioração associada ao envelhecimento. O efeito dessa vitamina na prevenção de doença cardíaca pode ser sensível ao tempo e à dose.

A vitamina E também age como um antioxidante nos alimentos. Nos óleos vegetais, ajuda a evitar que eles sejam oxidados e estraguem. Da mesma maneira, impede que a vitamina A dos alimentos oxide. Isso torna a vitamina E um conservante de alimentos muito útil. Sua carência pode levar a disfunções musculares e neurológicas.

Onde encontrar: amendoim, peixes de águas profundas e azeite, semente de girassol, pimentão, amêndoas, carnes, cereais integrais.

Vitamina K

A vitamina k ajuda na produção de protrombina, substância essencial na coagulação do sangue e na cicatrização. Daí a explicação de por que sua ausência prejudica a contenção da hemorragia.

Onde encontrar: fígado de boi, ovo, brócolis, repolho, couve-manteiga, trigo e aveia.

Leia também sobre a Chlorella, o super alimento!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ano Novo Chinês 2024

Ano Novo Chinês de 2024

À medida que nos despedimos de um ano e saudamos o próximo, o calendário chinês oferece uma perspectiva única e rica em tradições. O ano novo chinês, também conhecido como o Festival da Primavera, é celebrado com entusiasmo em todo o mundo, marcando a transição para um novo ciclo zodiacal. Em 2024, daremos as boas-vindas ao majestoso Dragão de Madeira.

Ler mais
Enema de Café

Enema de Café

O enema de café é a introdução de uma solução de café (sempre orgânico e de qualidade) no intestino via uma sonda retal que ajuda na desintoxicação, limpeza de resíduos fecais e até problemas de constipação.

Ler mais

Inscreva-se e receba novidades do blog:

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?