Diagnóstico Energético na Medicina Tradicional Chinesa
É o mais importante instrumento de avaliação, visando identificar a origem do distúrbio e a disfunção energética, associados à queixa do paciente.
Bem como, ao longo do programa terapêutico, se faz necessário reavaliações (atualizações do diagnóstico energético), a fim de garantir a adequação do processo à evolução do estado de saúde.
Em que consiste o Diagnóstico Energético?
São técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, aparência e sinais sutis do corpo.
Da mesma forma, os indicadores importantes a considerar são: a observação da língua, face, olhos, pulso, pele e tom de voz.
Entretanto, em meus atendimentos faço minuciosas questões relacionadas com histórico clínico, hábitos alimentares, queixas, sono, digestão, transpirações (espontânea ou noturna), Noctúria (Levantar-se durante a noite para urinar) e, entre outros.
Conforme as informações colhidas, é preenchido em uma ficha individual aonde vou registrando, para além da situação inicial, os tratamentos efetuados e os resultados obtidos com o tratamento.
No final da sessão de Diagnóstico Energético, será disponibilizado um Plano de Nutrição e Alimentação, ajustado à avaliação energética do indivíduo e aos objetivos clínicos pretendidos.
Além disso, na própria sessão do Diagnóstico Energético, é executado um tratamento onde utilizo as técnicas da MTC.
Juntamente com, a acupuntura ou se necessário a massagem (Tuiná, com a reorganização estrutural com as práticas da quiropraxia e Seitai).
Objetivos do Diagnóstico Energético na Medicina Tradicional Chinesa
Em geral, as pessoas recorrem ao diagnóstico energético na Medicina Tradicional Chinesa com:
Uma queixa específica ou não, motivadas pela prevenção de doenças, ou pela obtenção de uma avaliação do seu estado energético.
Principais objetivos do Diagnóstico Energético:
- Diagnóstico energético.
- Prevenção da Saúde e Melhor qualidade de vida.
- Solução de disfunções identificadas.
- Autoconhecimento.