Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa
A acupuntura é um dos métodos terapêuticos utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) .
O que distingue a utilização da acupuntura por um Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), pela de um acupuntor, é o enfoque nas causas da doença, e não apenas nos sintomas, e a execução prévia de um Diagnóstico Energético, baseado nas teorias da MTC.
Com o programa terapêutico, são planejadas as sessões de acupuntura, adequadas aos resultados clínicos que se pretende.
A fim de garantir o envolvimento do paciente no processo terapêutico, são disponibilizados pacotes de 4 ou de 6 sessões de acupuntura, inseridas em consultas de reavaliação.
Sessão de Acupuntura
Na sessão de Acupuntura são colocadas agulhas muito finas, descartáveis, em pontos específicos dos meridianos, relacionados com os órgãos que se pretende tratar. Em cada sessão de Acupuntura, a duração da sessão pode variar de acordo com o objetivo da terapia.
O objetivo do tratamento de Acupuntura é a regularização da energia que circula através dos meridianos associados aos problemas ou disfunções em causa, preestabelecendo o fluxo energético, o bem-estar e a saúde do cliente.
Por vezes, em crianças ou em adultos que não toleram agulhas, o tratamento de acupuntura é substituído pela massagem TuiNá (Shiatsu) que é aplicada nos mesmos pontos do protocolo selecionado.
A Acupuntura, tal como os demais métodos da MTC, é aplicada apenas após um diagnóstico energético, e é utilizada com grande eficácia na generalidade dos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa.