Meridianos do Fígado | Medicina Chinesa
De fato, o meridiano do Fígado comanda as múltiplas funções desse órgão, especialmente as relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual. Além disso, é responsável por armazenar glicogênio e transformá-lo em glicose.
Quando o Fígado está saudável, promove o livre fluxo de energia. Consequentemente, esse movimento auxilia o Baço a transformar e transportar as essências alimentares, além de favorecer a ascensão do seu Chi. Do mesmo modo, contribui para que o Estômago amadureça e decomponha os alimentos, facilitando o movimento descendente do seu Chi.
Vale destacar ainda que outro aspecto relevante é a influência do Chi do Fígado na produção da secreção bile, que depois será armazenada na Vesícula Biliar. Por conseguinte, essa mesma energia assegura um fluxo harmonioso nos Intestinos e no Útero, desempenhando papel essencial na menstruação.
Todavia, no campo emocional, o livre fluxo do Chi também exerce grande impacto. Assim, quando estamos em equilíbrio, sentimos que tudo flui: portas se abrem e conseguimos enxergar soluções. Em contrapartida, quando a energia do Fígado se encontra em apuros, só enxergamos barreiras e dificuldades. Por isso, surgem frustração, cólera e tensão emocional.
Funções:
Conforme a Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que o Fígado influencia nossa capacidade de planejar ideias. Portanto, as funções principais são:
- Armazenar sangue,
- Assegurar o fluxo suave do Qi,
- Controlar os tendões,
- Manifestar-se nas unhas,
- Abrir-se nos olhos,
- Abrigar a alma etérea,
- Fígado odeia vento.
Órgão de natureza: Yin
Meridiano acoplado: Vesícula Biliar
Elemento: Madeira
Horário de maior atuação energética:
Da 1h às 3h, encontra-se com a máxima energia.
Trajeto:
Sendo um Meridiano Yin, nasce na extremidade do dedo grande do pé, segue por seu bordo interno, continua pela face interna da perna e da coxa, alcança o abdome e termina no 6º espaço intercostal. Assim, comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, a sexualidade, os músculos e a acuidade visual.
Cinco Elementos
Mãe de fogo – Coração
Filho da água – Rim
Domina a terra – Baço Pâncreas
Dominado por metal – Pulmão
Número de Pontos:
14 pontos bilaterais
Pontos Mais Importantes:
Alarme (PA) = F 14
Tonificação (PT) = F 8
Sedação (PS) = F 2
Fonte (PF) = F 3
Assentimento (PAs) = B 18
Geki (PG) = F 6
Horário (PH) = F 6
Sentido da Energia:
Pés -Tronco = centrípeto
Sintomas principais:
Problemas de visão, icterícia, boca amarga, irritabilidade, herpes genital, baixa contagem de esperma e impotência.
Excesso energético de qi:
Cólera, enxaquecas, conjuntivite.
Insuficiência energética de qi:
Zumbido no ouvido, frigidez, fezes amarelas ou escuras, tontura.
Meridiano da Vesícula Biliar | Medicina Chinesa
Primeiramente o Fígado produz a bile, enquanto a Vesícula Biliar a armazena. Ou seja, periodicamente essa bile é liberada e desce para o Intestino Delgado, auxiliando no processo da digestão.
Do mesmo modo, a Vesícula Biliar ocupa um lugar importante entre os sistemas Yang, pois é a única que não lida diretamente com alimentos, líquidos ou produtos excretáveis. Em vez disso, sua função é armazenar a bile, considerada um produto refinado.
Além disso, diferentemente dos outros sistemas Yang, a Vesícula Biliar não se comunica diretamente com o exterior — como acontece com a boca, o reto ou a uretra —, nem recebe alimentos ou transporta a nutrição. Por isso, por armazenar substâncias refinadas, ela se assemelha, em certo modo, a um sistema Yin.
O Meridiano da Vesícula Biliar, por sua vez, não se limita a estocar a bile. Ele também exerce regência sobre a regularização dos humores orgânicos, como o vítreo, o aquoso e o líquido sinovial. Por conseguinte, tem forte influência sobre os processos oftalmológicos e reumáticos.
Nesse sentido, esse canal energético atua também nos processos relacionados ao sono. Quando há desarmonia nesse meridiano, surgem diferentes transtornos, sendo a insônia o mais comum deles.
Por outro lado, sob a ótica psicológica, a Vesícula Biliar está ligada à capacidade de tomar decisões. Ademais, o Simple Questions, em seu capítulo 8, afirma: “A Vesícula Biliar é um oficial honesto que toma decisões”.
Função:
• Estocar e excretar a bile.
• Controlar o julgamento.
• Controlar os tendões.
Órgão de natureza: Yang
Meridiano acoplado: Fígado
Elemento: Madeira
Horário de maior atuação energética:
Das 23 às 1 hora, encontra-se com a máxima energia. Assim, esse período, é ideal aplicar técnicas de sedação. Já no horário seguinte, recomenda-se a tonificação.
Trajeto:
Nasce no ângulo externo do olho, percorre o crânio, descrevendo uma série complexa de curvas, chega ao trapézio médio, desce pelo músculo peitoral maior, músculo reto do abdome, desce pela borda lateral da coxa, perna e pela parte ântero-lateral do tornozelo até o lado dorsal do pé, passando entre o quarto e o quinto metatarsos no quarto dedo do pé.
Cinco Elementos
Mãe de fogo – Intestino Delgado
Filho da água – Bexiga
Domina a terra – Estômago
Dominado por metal – Intestino Grosso
Número de Pontos:
44 pontos bilaterais.
Pontos Mais Importantes:
Alarme (PA) = VB23 e VB24
Tonificação (PT) = VB43
Sedação (PS) = VB38
Fonte (PF) = VB40
Assentamento (PAs) = B19
Geki (PG) = VB36
Horário (PH) = VB41
Sentido da Energia:
Cabeça – Pés = Centrífugo.
Sintomas principais:
Dor e rigidez no trapézio, artrite, conjuntivite, vertigem, boca amarga e ansiedade.
Excesso energético de qi:
Suspiros frequentes, dor nas articulações, boca amarga e enxaqueca.
Insuficiência energética de qi:
Tontura, insônia, zumbido no ouvido e surdez, dores no peito e lateral do abdômen.
Leia também sobre:|
O Elemento Madeira
Gratidão por acompanhar meu blog! Aproveite e acompanhe também meu canal no youtube!
Se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais!