Terapia Ortomolecular ou Oligoterapia

Terapia Ortomolecular ou Oligoterapia

Oligoterapia
Oligo = Pouco = Pequenas Doses Grandes Efeitos!

A Terapia Ortomolecular ou Oligoterapia tem como objetivo principal equilibrar ou acordar as funções do sistema com os minerais e vitaminas que se encontram no nosso organismo em quantidades ínfimas e são responsáveis pela nossa força vital.

Para remediar estas situações podemos e devemos recorrer aos oligoelementos que são sais minerais, em doses infinitesimais que vão desencadear as reações que permitem o restabelecimento do metabolismo enzimático que, por sua vez, equilibra as funções orgânicas e, assim, o reequilíbrio do estado de saúde.

O que é oligoelemento?

Oligoelemento são catalisadores das funções enzimáticas, permitindo, com sua presença, influenciar a velocidade de uma reação, sem contudo, tomarem parte ativa nesta reação. Fornecem as enzimas e energia para que a reação bioquímica ocorra.

Sem sua presença ativa do oligoelemento no organismo, estas funções são prejudicadas provocando estados patológicos que na primeira fase dão lugar às chamadas doenças funcionais (desequilíbrios), ou seja, aquelas em que a pessoa não se sente bem, mas cujas análises e exames correntes determinam que o seu estado é normal. Efetivamente ainda não há lesão (doença). O que acontece é que há carência impedindo que o metabolismo se processe para que o órgão desempenhe a sua função, alterando assim o equilíbrio do estado de saúde .

As causas mais freqüentes destas situações são o stress, a poluição sonora e ambiental e a alimentação desequilibrada e também as adubações químicas, são as principais causadoras das carências de sais minerais nos vegetais que comemos, assim como das carnes que não nos fornecem certos elementos porque, por sua vez o gado não teve matéria para os sintetizar.

Na vida moderna, com hábitos sedentários e alimentação ligeira, favorece ao homem a carência de oligoelementos e a oligoterapia visa restabelecer a função afetada, fazendo com que o próprio organismo se equilibra de forma natural.

Saúde, vida longa e peso ideal, de acordo com a dieta do tipo de sanguíneo, agregam a recuperação e equilíbrio do organismo.

Segundo o Dr. Peter D´Adamo, mencionado no livro “Dieta do Tipo Sanguíneo”, o tipo sanguíneo é a chave que abre a porta para os mistérios da saúde, doença, longevidade, vigor físico e força emocional. É ele que determina a suscetibilidade ás doenças, os tipos de alimentos se deve comer e quais os exercícios são apropriados.

O tipo sanguíneo é um fator que influi em nosso nível de energia, na eficiência com que “queimamos” calorias. Em nossa reação emocional ao estresse e, influenciando até mesmo em nossa personalidade.

É fundamental, a relação entre o tipo sanguíneo, as dietas e o modo de vida, para que possamos viver em melhores condições. O sangue é a própria vida, ele é a força primitiva que alimenta.

A oligoterapia não substitui tratamentos tradicionais, o seu papel é ajudar a prevenir!

Leia também: Prevenção, Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ano Novo Chinês 2024

Ano Novo Chinês de 2024

À medida que nos despedimos de um ano e saudamos o próximo, o calendário chinês oferece uma perspectiva única e rica em tradições. O ano novo chinês, também conhecido como o Festival da Primavera, é celebrado com entusiasmo em todo o mundo, marcando a transição para um novo ciclo zodiacal. Em 2024, daremos as boas-vindas ao majestoso Dragão de Madeira.

Ler mais
Enema de Café

Enema de Café

O enema de café é a introdução de uma solução de café (sempre orgânico e de qualidade) no intestino via uma sonda retal que ajuda na desintoxicação, limpeza de resíduos fecais e até problemas de constipação.

Ler mais

Inscreva-se e receba novidades do blog:

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?